Procurar…

Palácio da Música Catalã

O Palau de la Música Catalana ( pronúncia catalã: [pəˈlaw ðə lə ˈmuzikə kətəˈlanə] , inglês: Palácio da Música Catalã ) é uma sala de concertos em Barcelona , Catalunha , Espanha . Projetado no estilo modernista catalão pelo arquiteto Lluís Domènech i Montaner , foi construído entre 1905 e 1908 para o Orfeó Català , uma sociedade coral fundada em 1891 que foi uma força motriz do movimento cultural catalão que veio a ser conhecido como a Renaixença (Renascimento Catalão). Foi inaugurado em 9 de fevereiro de 1908.

A sala de concertos

A sala de concertos é uma das mais bonitas do mundo (…) sem exageros. É um de seus tesouros arquitetônicos mais importantes. Seu ritmo, simples, complexo, místico e paradoxal, desafia uma descrição precisa.
-David Mackay
(citado em Carandell et al. 2006, 62)

Com capacidade para cerca de 2.200 pessoas, é o único auditório da Europa que é iluminado durante o dia inteiramente por luz natural. As paredes dos dois lados consistem principalmente de painéis de vitrais dispostos em arcos magníficos, e no alto está uma enorme clarabóia de vitral, projetada por Antoni Rigalt, cuja peça central é uma cúpula invertida em tons de ouro cercada por azul que sugere o sol e o céu.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

2,0 rating based on 15 ratings

2,0 rating based on 15 ratings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *